Intercorrências mais comuns na gestação

03/08/2010 11:26

 

 

Sangramento gengival e nasal: muito freqüentes pelas modificações dessas mucosas ( congestão ) determinadas pelas ações hormonais da gestação.

Aumento de desejo de micção: desde o início da gestação, por uma maior produção de urina, a gestante terá mais desejo de micção. O mesmo ocorrerá no último trimestre por uma maior compressão que o útero faz sobre a bexiga.

Cabelos: podem ficar mais grossos e brilhantes durante a gravidez. Após o parto, mudanças hormonais podem originar queda e o cabelo pode ficar mais fino novamente.

Falta de ar e palpitações: decorrentes das modificações hemodinâmicas durante a gestação, onde o volume de sangue circulante aumentará progressivamente até o final do sétimo mês de gravidez. A freqüência cardíaca aumentará em cerca de quinze batimentos por minuto.

Vasos sanguíneos: tendência à  vaso dilatação nos membros inferiores por ação hormonal e também mecânica, por compressão pelo útero grávido que dificulta o retorno venoso. Repouso com os membros inferiores elevados e o uso de meias elásticas profiláticas a partir do terceiro mês de gestação podem auxiliar neste problema.

Vertigens: principalmente devida a hipoglicemia por jejum prolongado à noite, sendo mais freqüentes no período matinal. Também por hipotensão postural devido a vasodilatação periférica pela ação dos hormônios da gravidez ( progesterona ).

Coluna vertebral: freqüentemente a gestante apresentará dores lombares pelo aumento do peso do abdome e alterações de curvatura da coluna vertebral. Correção postural e exercícios poderão trazer alívio. Procure não ficar muito de pé, não pegar muito peso e dormir sempre de lado com as pernas encolhidas são medidas eficazes para evitar as dores  lombares, além de evitar ganho excessivo de peso.

Mamas: aumentarão de volume e ficarão mais sensíveis e dolorosas, o que deverá melhorar até o final do quarto mês de gestação.

Pés: inchação nos pés e pernas, sobretudo nos dois últimos meses de gestação é intercorrência comum. Ingerir bastante líquido e deitar com os pés em elevação pode ser muito eficaz.

 

Veja os sintomas mais comuns durante a gestação.

 

 

 

Náuseas, vômitos e pirose gravídica ( azia ): por ação dos hormônios da gestação ocorrem as freqüentes náuseas e vômitos que normalmente melhoram espontaneamente ao final do terceiro mês.A azia ou a pirose gravídica é decorrente de uma maior produção de ácido clorídrico pelo estômago e  nos últimos meses já recebe também uma ação mecânica de compressão do estomago pelo útero grávido, levando a um refluxo gastroesofageano. Medicamentos específicos podem melhorar estes quadros, além de uma dieta adequada, evitando-se condimentos, massas, alimentos ácidos e procurar comer em intervalos regulares.

Por: Dr. Elídio Lana

 

Voltar